Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2009

RESUMO DO CAPÍTULO O PERÍODO ARCAICO NO INTERIOR, EXTRAÍDO DO LIVRO PRÉ - ARQUEOLOGIA BRASILEIRA DO AUTOR ANDRÉ PROUS

O período arcaico no interior vem nos mostrar uma pré-história em nosso país (Brasil), pouco difundida entre as classes estudantis, seja ela em qualquer nível.
As culturas desse período são conhecidas principalmente pelo material lítico e pela característica dos nichos ecológicos, sendo que varias dessas culturas foram contemporâneas.
Quando falado de habitação o texto de Andre Prous, relata que pouco se sabe sobre tal abordagem. A cultura não-material é algo pode ser estudada através dos sepultamentos e da arte rupestre.

AS CONDIÇÕES NATURAIS HOLOCÊNICAS NO INTERIOR DO CONTINENTE BRASILEIRO

Este período representa o fim do pleistoceno e inicio do holoceno, onde é caracterizado por uma oscilação climática, sendo que essas mudanças vinham a interferir nas diversas formas de adaptação do homem ao meio ambiente, ou seja, essas interferências estavam ligadas principalmente a alimentação, pois foi a partir daí que alguns grupos passaram a consumir um numero maior de vegetais e até mesmo de moluscos, levando, por exemplo, numa possível domesticação de plantas.

AS GRANDES TRADIÇÕES LÍTICAS DO INTERIOR DO BRASILEIRO

Essas tradições são mais difundidas no sul do país, pois é neste local que as pesquisas arqueológicas estão mais avançadas. Encontram-se também materiais líticos no centro brasileiro.

AS INDÚSTRIAS MERIDIONAIS

O PRONAPA propôs a nomear as indústrias líticas em duas: UMBU e HUMAITÁ, sendo que existem varias manifestações culturais que envolvem todo o contexto no interior arcaico.

AS PRIMEIRAS PONTAS DE PROJÉTIL NO BRASIL

Partindo do geral para o especifico, o norte do continente americano é característico as pontas de projétil com acaneladura. No Brasil esse material não tem publicado nenhum achado, mas é mencionado em alguns trabalhos

TRADIÇÃO UMBU

“É caracterizada pela presença de pontas de projétil e de uma indústria lítica com lascas retocadas. O retoque é freqüentemente feito com cuidado, podendo ocupar toda a superfície de uma ou de ambas as faces da lasca. Os portadores desta indústria parecem ter ocupado as regiões menos arborizadas; realizando raras incursões nas encostas do planalto, chegaram até o litoral em pelo menos dois pontos. Tardiamente, parece que se espalharam por vários vales, influenciando no Rio Grande do Sul portadores da outra tradição (Humaitá), que adotaram as pontas de flecha”. (Prous, p.149).
Essa tradição procurava abrigar-se nos terraços do planalto meridional e também aproveitavam alguns abrigos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As escavações que renderam uma melhor explanação sobre a vida dos nativos brasileiros foi feita no sitio Cerrito Dalpiaz, com as escavações de E. Miller, pois permitiram estabelecer uma ordem cronológica e de materiais arqueológicos que estabeleceram uma melhor precisão sobre a tradição Umbu.
A diferença da tradição Umbu para a Humaitá, esta eminente na indústria lítica, uma vez que a tradição Umbu da uma importância bem maior a rochas mais frágeis (quartzo, sílex, calcedônia, ágata).
A tradição Umbu também se destacava na indústria óssea com a produção de diversos artefatos.

TRADIÇÃO HUMAITÁ

“É caracterizada por instrumentos morfologicamente maciços sobre uma massa central (blocos ou seixos), sendo normalmente desprovida de pontas de projétil de pedra”. (Prous, p.156).
Dentro da tradição Humaitá percebeu-se a presença de varias culturas dentre as quais estão à cultura Altoparanaense e o complexo Itaqui.
A cultura Altoparanaense tem como características principais a localização em outros países que fazem fronteira com o Brasil, como: Argentina e Paraguai. A localização e o tempo de habitação no local dar-se a cor do solo, pois se o mesmo estiver mais escuro significa que a população que ali habitou, ficaram por um período longo. Enquanto a alimentação a cultura Altoparanaense estava em um local propicio a coleta de vegetais e a agricultura. “A indústria é nucleiforme, sendo as lascas muito raras, a não ser em poucas exceções ”... (Prous, p.156).
O complexo Itaqui corresponde à cultura Cuareimense, da Argentina, incluindo ai as indústrias do sudoeste gaucho. Temos neste complexo (Itaqui I, II).
Complexo Itaqui I é caracterizado pela indústria feita a partir de seixos, os instrumentos são de grandes dimensões e bem patinados. O sitio arqueológico é encontrado em uma profundidade acentuada.
O complexo Itaqui II é caracterizado por uma indústria que comporta uma porcentagem maior de lascas retocadas retiradas de núcleos de arenito metamorfizado. Quanto a característica do sitio, diferentemente do Itaqui I, o complexo Itaqui II é um sitio mais raso.
Temos ainda varias outras manifestações da tradição Humaitá. No estado do Rio Grande do Sul, a fase Camboatá, nos vales dos rios Antas e Pelotas, os raros sítios pré-cerâmicos formam a fase Antas, temos ainda a fase Canhembora no Rio Grande do Sul e a fase Inajá, cujos sítios ocupam um baixo terraço do Paranapanema.

AS INDÚSTRIAS DE LASCAS SEM PONTAS DE PROJÉTIL

“Um grande número de sítios, particularmente nos estados de São Paulo e Paraná, entra nesta categoria, talvez filiando-se à grande família das culturas de lascas do centro brasileiro. Em alguns sítios, como o Camargo, a mesma indústria é observada em vários níveis estratigráficos e até nos níveis tupiguaranis ceramistas, sendo a única modificação o desaparecimento das pontas de projétil nas camadas médias e superiores”. (Prous, p.165).
Os locais onde foi encontrado tais vestígios são: no Paraná, perto de Rio Claro (SP), perto de Ribeirão Preto (SP).

AS INDÚSTRIAS DO BRASIL CENTRAL
Os abrigos nesta região são todos localizados em abrigos, havendo raras exceções em sítios abertos.
O centro mineiro, Lagoa Santa, Serra do Cipó, Montes Claros. Pode ser definido como arcaico antigo, onde neste período foram utilizadas varias grutas, tanto para sepultamentos quanto para abrigo. A indústria lítica em sua maioria é caracterizada por pequenas lascas de quartzo, com certa quantidade de jaspe e calcedônia.
O médio arcaico é conhecido por conter um grande numero de sítios. A indústria lítica se utilizava do grande numero de quartzo que se encontra na região, mas também era utilizado outros tipos de materiais como: o sílex, jaspe e calcedônia, todos e menor número. Temos ainda neste período a utilização de conchas.
O arcaico recente, onde a indústria lítica baseia-se exclusivamente em lascas de quartzo, cuja debitagem é controlada em certos componentes. Na indústria óssea não contem mais as espátulas do período anterior, a alimentação demonstra uma utilização preferencial dos recursos do cerrado e do cerradão e, secundariamente a água. Nas fogueiras maiores em camadas de ocupação intensiva, a caça tem um papel importantíssimo neste período.
“O período arcaico finalmente aparece como muito complexo e impossível de ser caracterizado ou subdividido claramente. Não existem ‘fósseis-guia’ válidos fora de seqüências muito localizadas. Técnicas como o polimento e a confecção de pontas de projétil bifaciais seriam encontradas desde o início do Holoceno, mas tiveram uma difusão muito irregular, ainda que numa mesma região, coexistindo grupos que as utilizavam ou as dispensavam até o final do período”... (Prous, p.197)


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PROUS, Andre. Arqueologia Brasileira.UNB, Ed. 1991

7 comentários:

  1. vcs prescisam colocar mais imagens nesse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa , que pergunta mais idiotaaa!!!!
      Kkkkkkkkk!!!!

      Excluir
  2. nao entedir nada ae nao voces deveria colocar mais resumo mais, mas figuras..

    ResponderExcluir
  3. eu tbém não entendi quase nada eu tbém acho que vcs precisam botar mais fotos e resumir também....mesmo assim, foi muito útil...muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá... Gostei bem do blog...
    Achei o texto bem introdutório, precisava de algo mais especifico, mas já me ajudou bem...
    Vou reler o livro do Prous... rs rs
    Obrigada!!!!

    P.S. Vcs precisam mesmo colcar algumas imagens, vai deixar o blog muito melhor...

    ResponderExcluir
  5. Vallew ameii me deu a resposta do meu ntd e historia kkkk é nois continua postando agr só falta vc colocar ftos

    ResponderExcluir
  6. EU GOSTei
    muitoooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir