Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2009

VARIACIÓN MORFOMÉTRICA EM RESTOS ÓSEOS DE GUANACO DE SITIOS ARQUEOLÓGICOS DE PATAGONIA AUSTRAL CONTINENTAL Y DE LA ISLA GRANDE DE TIERRA DEL FUEGO.


O trabalho apresentado por Gabriela L. L’ Heureux, trás um estudo sobre os sítios arqueológicos encontrados em ambos os lados do estreito de Magalhães. Esses achados demonstram algumas peculiaridades, como os ossos apendiculares encontrados nos dois lugares. Esses ossos são respectivamente de guanacos (lhama), que habitavam aquela região no pleistoceno final e no holocêno tardio final. Por essa diferença em tempo e local e que foi gerado um problema para as pesquisas desenvolvidas, uma vez que, fatores temporais, climáticos e geográficos tornam o mesmo animal, morfologicamente falando, diferente.
Os fatores climáticos podem influenciar, com um maior vigor sobre os habitantes de uma certa região, pois é a partir do clima que será delimitado a vegetação, os habitantes da região entre outros fatores. Com essa variação ocorrida no estreito de Magalhães, os animais que ali habitavam teriam que se adaptar por questão de sobrevivência. Essas variações climáticas foram observadas através de estudos realizados com amostra dos sítios.
A autora deste artigo mostra gráficos sobre os trabalhos osteométricos e resultados de diversos ossos: segunda falange – onde esta se encontra em maior numero na ilha do que no continente, este fato ocorre devido ao período de ocupação e tempo sendo que as estatísticas estão implícitas nos fatores geográficos e temporais. Primeira falange; epífise proximal – diferentemente da segunda falange, a primeira falange não tem uma diferença considerável em ambas as regiões, tanto em tamanho quanto em quantidade encontrada, isso quando se refere ao pleistoceno final. Húmero distal – esses foram analisados a partir do holoceno tardio, e tem características bastante interessantes quando comparados os ossos da parte continental com o da ilha. Metacarpo distal – esse osso também estudado no período do holoceno final tem variações morfológicas entre os elementos de ambos os lados do estreito de Magalhães.
Os ossos encontrados mostram em geral que o fator temporal e geográfico foram determinantes para o desenvolvimento morfológico da espécie, no caso deste artigo o ganaco (lhama), e isso fica bem claro, e a autora deste faz diversas amostras com gráficos e pesquisas feitas por outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário