Pesquisar este blog

domingo, 15 de fevereiro de 2009

UM BREVE DISCURSO SOBRE OS SÍTIOS ARQUEOLOGICOS EM SERGIPE

Em Sergipe os sítios arqueológicos protegidos por alguma instituição competente (Petrobras, Chesf, Ifhan, etc), estão bem assegurados, mas existem milhares de sítios arqueológicos em nossa terra esperando para serem postos ao conhecimento da população pelo intermédio dos cientistas responsáveis por essa área.
Para que um arqueólogo possa trabalhar em prol da população é necessária a boa vontade dos governantes, uma vez que é o estado o responsável pela destruição de vários sítios arqueológicos, pois para se fazer uma construção em grande escala é preciso um salvamento arqueológico, fato esse que raramente é feito. Em nosso estado o mais conhecido projeto de salvamento foi o da construção da hidrelétrica de Xingó, onde proporcionou um grande avanço em nossa história, sendo que foi através desta obra que teve como etapa inicial o salvamento arqueológico e o ponta-pé inicial para a construção do MAX – Museu Arqueológico de Xingó.
Temos em nosso estado grandes áreas com qualidade invejável para a arqueologia, como é o caso de Laranjeiras e São Cristovão, ambas são cidades históricas, mas pouco foi feito quando o assunto é salvamento arqueológico.
Esse não é um adjetivo exclusivo do sergipano, desprezar sua origem e sua história, o brasileiro em si já o despreza. Como o Brasil quer se desenvolver se não desenvolve intelectualmente, impossível.
Na Europa tamanha capacidade, em termos turísticos, seria muito bem aproveitado, pois temos como exemplo uma pequena cidade na Espanha, que reuniu replicas de achados arqueológicos na Europa e construiu um museu na cidade, resultado, essa cidade é uma das mais visitadas da Espanha sem mesmo ter o material original, e nós aqui em Sergipe – Brasil temos um potencial invejável e o que fazemos, descartamos, jogamos fora, viramos a cara, e isso é jogar o seu passado no lixo e queimá-lo.
Quando se fala em potencial elevado, é porque realmente temos tal desempenho, vejamos algumas possíveis áreas, que hoje estão abandonadas e que poderiam se torna grandes centros de turismo em nosso estado e assim trazendo desenvolvimento econômico, intelectual e cultural, para todos:
Trapiche – Laranjeiras (está encaminhado, graças a UFS)
Margens do rio Sergipe – Serra do Machado em Moita Bonita
Igrejas as margens das rodovias estaduais e federais em nosso estado
Entre outros locais.
Percebe alguns locais, se estes se desenvolvessem traria para as localidades em particular um novo horizonte de bem estar e conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário